Atividades diversificadas Chapeuzinho Vermelho
1- O que Chapeuzinho leva na cestinha:
|
2- Você, o que levaria na cesta da vovó?
3- Escreva a música que Chapeuzinho Vermelho canta quando vai à casa da vovó.
4- Critica a um personagem:
· Eu não gostei ...
5- Elogio a um personagem:
· Eu gostei muito ...
6- Entrevista
· Faça de conta que você é Chapeuzinho Vermelho. Responda as perguntas que lhe faz um repórter:
a- Como você teve coragem de atravessar sozinha a floresta para levar doces para a sua vovozinha?
b- Porque você aceitou colher flores para o lobo?
c- Porque sua mãe não foi com você a casa de sua avó?
d- Como você se sentiu ao ver o lobo deitado na cama da vovó?
e- Você acha que foi necessário o caçador matar o lobo?
7- Agora você é o repórter. Imagine que o lobo esta chegando para uma entrevista. Que perguntas você faria a ele?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8- Receitas
· Vovó está de cama e pediu sua ajuda. Escreva receitas de comidas que você faria para ela.
9- Avisos
· A menina encontrou no caminho da floresta algumas placas de avisos. Escreva-os:
a-
b-
c-
d-
10- Bilhete
· Escreva um bilhete convidando a vovó para vir passear em sua casa.
· Escreva um bilhete para sua amiga avisando-a dos perigos que poderá encontrar no caminho da floresta.
|
11-Convite
12-Escreva convidando o caçador para vi na nossa escola contar como matou o lobo mau.
13- Crie um dialogo da mamãe com a Chapeuzinho Vermelho.
14- Crie um dialogo da Chapeuzinho com o lobo disfarçado de vovó.
15- Pontue corretamente o dialogo:
O lobo viu a menina e disse
Onde vai chapeuzinho vermelho
A garota respondeu
Vou à casa da vovó levar esta cesta de coisas gostosas porque ela esta doente
O lobo falou
Mas que coincidência eu também estou indo para lá Porque você não aproveita e colhe algumas flores para sua avó
É uma boa idéia disse a menina
16-Agora é sua vez de escrever. Conte como foi o retorno de Chapeuzinho Vermelho na volta para casa.
Atividades diversificadas sobre a fábula “A lebre e a tartaruga”.
- Texto: A lebre e a tartaruga (Edgar J. Romanelli)
Dona lebre era o bicho mais veloz entre os bichos da floresta e vivia caçoando da tartaruga, chamando-a de molenga. As duas então resolveram apostar uma corrida. E, num “bum” muito sonoro, o juiz deu a partida. E os dois competidores começaram a corrida.
Num segundo, então, a lebre
disparou na dianteira
e deixou a tartaruga
numa nuvem de poeira.
Esta nem sequer saiu
da sua linha de largada,
a torcida ao ver aquilo
estourou de gargalhada.
Mas dona tartaruga
não ligou para a zombaria.
Foi em frente, com vontade,
dando tudo o que podia.
Nesse mesmo instante a lebre,
já bem longe, lá na frente,
resolveu parar um pouco,
descansar tranquilamente.
“Já ganhei essa parada!”
Disse a lebre a esnobar.
“Posso até dormir um pouco
que ela não vai me alcançar.”
E deitou-se numa sombra
a roncar, despreocupada,
mas dormiu além da conta
foi então ultrapassada.
Acordou hora depois,
meio tonta e assustada,
e lembrando da corrida
saiu logo em disparada.
Mais já era muito tarde,
seu esforço deu em nada
dona lebre percebeu
que estava derrotada.
E fugiu envergonhada,
pois sentiu-se muito mal
quando viu a bicharada
carregando sua rival.
- Trabalhando com o texto
1. Em dia, a lebre ridicularizou
( ) o aspecto físico da tartaruga
( ) o passo lento e miudinho da tartaruga
( ) as opiniões da tartaruga
2- “Ridicularizou” é o mesmo que
( ) gabou ( ) censurou ( ) depreciou
3- Escreva uma frase com a palavra ridicularizar.
4- Durante a corrida, a lebre deitou-se a beira do caminho e adormeceu. Porque ela tomou essa atitude?
Ø Sugestões para trabalhar diversidade textual de um mesmo texto.
1- Leitura de diferentes tipos de texto.
2- Trabalhar a estrutura, vocabulário e pontuação.
3- Fazer leituras compartilhadas.
4- Análises de textos bem escritos.
5- Comparar diferentes versões.
6- Produção coletiva da fábula:
- o professor como escriba,
- os alunos como escribas.
7- Transcrição de ficha técnica para texto informativo.
Explorando as poesias
Cada uma das linhas de um poema é chamada verso.
Cada grupo de versos de um poema é chamado estrofe.
A combinação dos sons finais de palavras ou dês versos é chamada rima.
1- Conte quantos versos o poema tem.
2- Quantas estrofes têm o poema?
3- Quantos pares de rimas há no poema?
LOTERIA DO SABER - ANIMAIS
A | B | C |
MARQUE COM UM X A RESPOSTA CORRETA AO LADO:
1- ANIMAL QUE POSSUI ESCAMAS
A) GALINHA B) GATO C) PEIXE
2- ANIMAL QUE POSSUI PELOS
A) TARTARUGA B) CACHORRO C) SARDINHA
3- UM ANIMAL COM QUATRO PATAS
A) PATO B) BARATA C) CACHORRO
4- UM ANIMAL NOCIVO
A) PATO B) BARATA C) CACHORRO
5- MASCULINO DE ÉGUA
A) PORCO B) BOI C) CAVALO
6- ANIMAL SELVAGEM
A) COELHO B) TIGRE C) CAVALO
7- ANIMAIS QUE MAMAM QUANDO PEQUENO
A) PEIXES B) INSETOS C) MAMÍFEROS
8- ANIMAIS QUE PÕE OVOS
A) TARTARUGA B)GATO C) VACA
9- ANIMAL QUE VIVE NA TERRA E NA ÁGUA
A) GATO B)SAPO C) COELHO
10- ANIMAL QUE URRA
A) ABELHA B) COELHO C) LEÃO
11- ANIMAL QUE SE ALIMENTA APENAS DE VEGETAIS
A) CACHORRO B)BOI C) MOSQUITO
12- ANIMAIS VERTEBRADOS
A) BARATA B) MINHOCA C) URSO
13- ANIMAIS INVERTEBRADOS
A) TIGRE B) GALINHA C) BORBOLETA
Atividades diversificadas sobre a fábula “O leão e o ratinho”.
1- Texto e leitura da fábula: O leão e o ratinho
O leão e o ratinho
(Esopo)
Uma vez, quando o leão estava dormindo, um ratinho pôs – se a passear em suas costas. Isso logo acordou o leão, que segurou o bichinho com sua enorme pata e abriu a boca para engoli – lo.
- Perdão, rei dos animais – gritou o ratinho. – Deixe – me ir, não o importunarei mais. Quem sabe um dia não conseguirei pagar-lhe este favor?
O leão riu-se muito ao pensar na possibilidade de o ratinho ajudá-lo em alguma coisa. Afinal soltou-o.
Algum tempo depois, o leão caiu em uma armadilha. Os caçadores, que desejavam levá-lo vivo ao rei, amarraram-no numa árvore, enquanto iam providenciar uma carroça para transportá-lo. Nesse momento, apareceu o ratinho. Vendo o apuro em que se encontrava o leão, num instante roeu as cordas que o prendiam a árvore.
- Eu não disse que talvez um dia pudesse ajudá-lo? – lembrou o rato.
Os amigos provam-se nas horas difíceis.
2- Interpretando o texto
A - Nas fábulas, os personagens sempre são representados por:
() pessoas
() animais
() pessoas e animais
() pessoas e animais
B - Porque o leão riu ao ouvir o ratinho dizer que um dia poderia vir a ajudá-lo?
C - Qual o significado da frase “Os amigos provam-se nas horas difíceis”.
3- Pontuação:
- Ponto de interrogação
- Circule na fábula O leão e o ratinho, todos os pontos de interrogação.
- Grife na fábula uma frase onde aparece o ponto de interrogação.
- Ponto de exclamação
- Leia o trecho abaixo e pontue adequadamente com o ponto de exclamaçao:
O medo, passeando, viu uma lagartixa e a confundiu com um crocodilo.
- Socorro, socorro!
Um gato que passava por ali tentou ajudá-la.
- Ajudem-me! Socorro, por piedade! O crocodilo quer me comer!
4- Produção de texto (a partir de histórias iniciadas. Dar continuidade ao texto).
- Os cachorros de Pedro.
5- Análise de texto bem escrito: Fábula – O gato e o rato, o cachorro também (Beth C. Silva)
6- Bilhete (divida a classe em dois grupos: leão e ratinho. Peça que os leões escrevam um bilhete para o ratinho e os ratinhos para os leões. Em seguida troquem os bilhetes, leiam o assunto e respondam ao colega.)
- Do leão para o ratinho
- Do ratinho para o leão
7- Trabalhando com o tema Moradia
QUEM MORA???
(LUCI HELENA)
QUEM MORA NA CASA TORTA?
SEM JANELINHA E SEM PORTA?
UM GATO QUE USA SAPATO?
E TEM RETRATO NO QUARTO?
UMA FLORZINHA
PEQUENINA
SE SAINHA
CURTINHA?
UM ELEFANTE COM
RABINHO DE BARBANTE?
UM PAPEL DE ÓCULOS
E CHAPÉU?
UM BOTÃO QUE TOCA VIOLÃO?
UM PENTE COM DOR DE DENTE?
QUEM MORA NA CASA?
INVENTE DEPRESSA ALGUÉM!
Atividades diversificadas sobre a fábula “A cigarra e a formiga”.
- Recorte as tiras e ordene a fábula A cigarra e a formiga
A cigarra e a formiga | A cigarra e a formiga |
A pobrezinha acabou morrendo de frio. | A pobrezinha acabou morrendo de frio. |
A cigarra como não tinha abrigo, resolveu procurar socorro no formigueiro. | A cigarra como não tinha abrigo, resolveu procurar socorro no formigueiro. |
Passou o bom tempo, chegou o inverno, vieram às chuvas e frio. | Passou o bom tempo, chegou o inverno, vieram às chuvas e frio. |
A cigarra pediu agasalho e comida e explicou que todo verão só cantou. | A cigarra pediu agasalho e comida e explicou que todo verão só cantou. |
Uma formiguinha apareceu na porta e perguntou o que a cigarra queria. | Uma formiguinha apareceu na porta e perguntou o que a cigarra queria. |
A formiga como era má, respondeu grosseiramente e fechou a porta na cara da cigarra. | A formiga como era má, respondeu grosseiramente e fechou a porta na cara da cigarra. |
Houve uma época em que uma cigarra cantava o dia inteiro, enquanto a formiga trabalhava sem parar. | Houve uma época em que uma cigarra cantava o dia inteiro, enquanto a formiga trabalhava sem parar. |
- Poema A formiga
Um, dois,
Feijão com arroz.
Um, dois,
Feijão com arroz.
Lá vai a formiguinha
Na cabeça uma folhinha atravessando o terreiro
Leva arroz, leva feijão.
Leva couve, couve picadinha.
Paio, lingüiça, lombinho e toucinho de fumeiro.
Um, dois,
Feijão com arroz
Três, quatro
Fazer o prato
Que hoje tem minha gente
Feijoada no formigueiro.
· Atividades:
1- Circule todas as palavras com gue – gui e separe-as.
2- Em casa escreva outras palavras com gue e gui e separe-as.
ATIVIDADES
1- Recorte as tiras com a fábula e organize a história. Reescreva abaixo em letra cursiva organizando o texto em parágrafos.
2- Sobre a fábula, responda:
a) O que achou da atitude da formiga?
b) Você faria a mesma coisa pela cigarra? Por quê?
c) Qual o autor da fábula?
d) Quem são os personagens do texto?
e) Quais as estações do ano que aparecem na fábula?
3- Circule no texto as palavras com RR e liste-as em ordem alfabética:
Cigarra – socorro – |
4- Observe o banco de palavras e combine as rimas:
Formiguinha – almoçar – dançando – dançar – trabalhar – vadia – casar – abacateiro - coitadinha |
5- Responda:
a)- Uso para apagar meus erros. Eu sou a _____________________________________
b)- Sirvo para proteger o casco dos cavalos. Sou a ______________________________
c)- No espeto sou muito saboroso. Sou o _____________________________________
d)- Sou o melhor amigo do homem. Sou o ____________________________________
6- Coloque as palavras em ordem alfabética e depois separe as sílabas:
PALAVRAS | ORDEM ALFABÉTICA | SEPARE AS SÍLABA |
VERRUGA | ||
HORROR | ||
TERREIRO | ||
MARRECO | ||
ARROZ | ||
BARRIGA | ||
SURRA | ||
CORREIO | ||
BETERRABA | ||
BURRO | ||
BARRACA | ||
JARRA | ||
GARRAFA |
7- Separe as palavras em duas colunas:
Cigarra – caracol – besouro – carro – ferro – coruja – coração – jarra – carinho – morro – buraco – barata – carroça – carretel – parede – arara – girafa – cadeira |
8- Escolha 3 dessa palavras e forme frases.
9 - Vamos escrever palavras com:
RR | GU |
10- Observe o banco de palavras e combine as rimas:
Formiguinha – almoçar – dançando – dançar – trabalhar – vadia – casar – abacateiro - coitadinha |
11- Faça um diálogo entre a cigarra e a formiga:
Pontuando o texto
01. Copie o texto, substituindo os desenhos pelos sinais de pontuação:
n Vírgula u travessão
¤ Ponto de interrogação › ponto final
¨ Ponto de exclamação ª dois pontos
Ontem n João dormiu cedo›
Logo cedon levantou-se n foi à cozinha e disse à sua mãe ª
u Mãe n estou com vontade de comer ovos mexidos¨
u O quê¤ A essa hora da manh㤠Vá já tomar banho¨
O meninon cabisbaixon engoliu sua vontade e foi tomar banho›