Atividades

Atividades diversificadas Chapeuzinho Vermelho

1-     O que Chapeuzinho leva na cestinha:
a-      doces:_____________
b-     salgados:___________
c-      frutas:_____________
d-     legumes:___________
e-      bebidas:___________
f-       flores _____________


 
                                                    








2-     Você, o que levaria na cesta da vovó?

3-     Escreva a música que Chapeuzinho Vermelho canta quando vai à casa da vovó.

4-     Critica a um personagem:

·        Eu não gostei ...


5-     Elogio a um personagem:

·        Eu gostei muito ...

6-      Entrevista

·        Faça de conta que você é Chapeuzinho Vermelho. Responda as perguntas que lhe faz um repórter:

a-      Como você teve coragem de atravessar sozinha a floresta para levar doces para a sua vovozinha?

b-     Porque você aceitou colher flores para o lobo?


c-      Porque sua mãe não foi com você a casa de sua avó?

d-     Como você se sentiu ao ver o lobo deitado na cama da vovó?


e-      Você acha que foi necessário o caçador matar o lobo?

 7- Agora você é o repórter. Imagine que o lobo esta chegando para uma entrevista. Que perguntas você faria a ele?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8-      Receitas

·        Vovó está de cama e pediu sua ajuda. Escreva receitas de comidas que você faria para ela.
 
9-      Avisos

·        A menina encontrou no caminho da floresta algumas placas de avisos. Escreva-os:
a-
b-
c-
d-

10-      Bilhete

·        Escreva um bilhete convidando a vovó para vir passear em sua casa.

·        Escreva um bilhete para sua amiga avisando-a dos perigos que poderá encontrar no caminho da floresta.

11- O que você faria:

a-      Se estivesse andando por uma estrada e aparecesse o lobo?

b-     Você castigaria o lobo? Qual o castigo?

c-      O que você faria se fosse o caçador?

d-     Se pudesse falar com o lobo, o que lhe diria?

 
                                                                       





     




11-Convite

12-Escreva convidando o caçador para vi na nossa escola contar como matou o lobo mau.

13- Crie um dialogo da mamãe com a Chapeuzinho Vermelho.

14- Crie um dialogo da Chapeuzinho com o lobo disfarçado de vovó.

15- Pontue corretamente o dialogo:

O lobo viu a menina e disse
Onde vai chapeuzinho vermelho
A garota respondeu
Vou à casa da vovó levar esta cesta de coisas gostosas porque ela esta doente
O lobo falou
Mas que coincidência eu também estou indo para lá Porque você não aproveita e colhe algumas flores para sua avó
É uma boa idéia disse a menina

16-Agora é sua vez de escrever. Conte como foi o retorno de Chapeuzinho Vermelho na volta para casa.


Atividades diversificadas sobre a fábula “A lebre e a tartaruga”.


  • Texto: A lebre e a tartaruga (Edgar J. Romanelli)

            Dona lebre era o bicho mais veloz entre os bichos da floresta e vivia caçoando da tartaruga, chamando-a de molenga. As duas então resolveram apostar uma corrida. E, num “bum” muito sonoro, o juiz deu a partida. E os dois competidores começaram a corrida.



Num segundo, então, a lebre
disparou na dianteira
e deixou a tartaruga
numa nuvem de poeira.

Esta nem sequer saiu
da sua linha de largada,
a torcida ao ver aquilo
estourou de gargalhada.

Mas dona tartaruga
não ligou para a zombaria.
Foi em frente, com vontade,
dando tudo o que podia.

Nesse mesmo instante a lebre,
já bem longe, lá na frente,
resolveu parar um pouco,
descansar tranquilamente.

“Já ganhei essa parada!”
Disse a lebre a esnobar.
“Posso até dormir um pouco
que ela não vai me alcançar.”

E deitou-se numa sombra
a roncar, despreocupada,
mas dormiu além da conta
foi então ultrapassada.

Acordou hora depois,
meio tonta e assustada,
e lembrando da corrida
saiu logo em disparada.

Mais já era muito tarde,
seu esforço deu em nada
dona lebre percebeu
que estava derrotada.

E fugiu envergonhada,
pois sentiu-se muito mal
quando viu a bicharada
carregando sua rival.



  • Trabalhando com o texto

1. Em dia, a lebre ridicularizou
(  ) o aspecto físico da tartaruga
(  ) o passo lento e miudinho da tartaruga
(  ) as opiniões da tartaruga

2- “Ridicularizou” é o mesmo que
(  ) gabou               (  ) censurou                (  ) depreciou

3- Escreva uma frase com a palavra ridicularizar.

4- Durante a corrida, a lebre deitou-se a beira do caminho e adormeceu. Porque ela tomou essa atitude?



Ø      Sugestões para trabalhar diversidade textual de um mesmo texto.

1- Leitura de diferentes tipos de texto.
2- Trabalhar a estrutura, vocabulário e pontuação.
3- Fazer leituras compartilhadas.
4- Análises de textos bem escritos.
5- Comparar diferentes versões.
6- Produção coletiva da fábula:
- o professor como escriba,
- os alunos como escribas.
7- Transcrição de ficha técnica para texto informativo.


Explorando as poesias

Cada uma das linhas de um poema é chamada verso.
Cada grupo de versos de um poema é chamado estrofe.
A combinação dos sons finais de palavras ou dês versos é chamada rima.

1- Conte quantos versos o poema tem.
2- Quantas estrofes têm o poema?
3- Quantos pares de rimas há no poema?


    LOTERIA DO SABER - ANIMAIS
A
B
C








































MARQUE COM UM X A RESPOSTA CORRETA AO LADO:

1- ANIMAL QUE POSSUI ESCAMAS                  
 A) GALINHA            B) GATO        C) PEIXE

2- ANIMAL QUE POSSUI PELOS
A) TARTARUGA       B) CACHORRO       C) SARDINHA

3- UM ANIMAL COM QUATRO PATAS
A) PATO        B) BARATA         C)  CACHORRO

4- UM ANIMAL NOCIVO
A) PATO        B) BARATA          C) CACHORRO

5- MASCULINO DE ÉGUA
A) PORCO     B) BOI                C) CAVALO

6- ANIMAL SELVAGEM
A) COELHO   B) TIGRE        C) CAVALO

7- ANIMAIS QUE MAMAM QUANDO PEQUENO
A) PEIXES      B) INSETOS   C) MAMÍFEROS

8- ANIMAIS QUE PÕE OVOS
A) TARTARUGA       B)GATO         C) VACA

9- ANIMAL QUE VIVE NA TERRA E NA ÁGUA
A) GATO        B)SAPO          C) COELHO

10- ANIMAL QUE URRA
A) ABELHA   B) COELHO   C) LEÃO

11- ANIMAL QUE SE ALIMENTA APENAS DE VEGETAIS
A) CACHORRO        B)BOI   C) MOSQUITO

12- ANIMAIS VERTEBRADOS
A) BARATA               B) MINHOCA            C) URSO

13- ANIMAIS INVERTEBRADOS
A) TIGRE             B) GALINHA             C) BORBOLETA




Atividades diversificadas sobre a fábula “O leão e o ratinho”.


1- Texto e leitura da fábula: O leão e o ratinho
O leão e o ratinho
(Esopo)

Uma vez, quando o leão estava dormindo, um ratinho pôs – se a passear em suas costas. Isso logo acordou o leão, que segurou o bichinho com sua enorme pata e abriu a boca para engoli – lo. 
- Perdão, rei dos animais – gritou o ratinho. – Deixe – me ir, não o importunarei mais. Quem sabe um dia não conseguirei pagar-lhe este favor?
O leão riu-se muito ao pensar na possibilidade de o ratinho ajudá-lo em alguma coisa. Afinal soltou-o.
Algum tempo depois, o leão caiu em uma armadilha. Os caçadores, que desejavam levá-lo vivo ao rei, amarraram-no numa árvore, enquanto iam providenciar uma carroça para transportá-lo. Nesse momento, apareceu o ratinho. Vendo o apuro em que se encontrava o leão, num instante roeu as cordas que o prendiam a árvore.
- Eu não disse que talvez um dia pudesse ajudá-lo? – lembrou o rato.
Os amigos provam-se nas horas difíceis.

2- Interpretando o texto
A - Nas fábulas, os personagens sempre são representados por:
() pessoas
() animais
() pessoas e animais

B - Porque o leão riu ao ouvir o ratinho dizer que um dia poderia vir a ajudá-lo?

C - Qual o significado da frase “Os amigos provam-se nas horas difíceis”.

3- Pontuação:
  • Ponto de interrogação
- Circule na fábula O leão e o ratinho, todos os pontos de interrogação.
- Grife na fábula uma frase onde aparece o ponto de interrogação.

  • Ponto de exclamação
- Leia o trecho abaixo e pontue adequadamente com o ponto de exclamaçao:
            O medo, passeando, viu uma lagartixa e a confundiu com um crocodilo.
            - Socorro, socorro!
            Um gato que passava por ali tentou ajudá-la.
            - Ajudem-me! Socorro, por piedade! O crocodilo quer me comer!

4- Produção de texto (a partir de histórias iniciadas. Dar continuidade ao texto).
- Os cachorros de Pedro.

5- Análise de texto bem escrito: Fábula – O gato e o rato, o cachorro também (Beth C. Silva) 

6- Bilhete (divida a classe em dois grupos: leão e ratinho. Peça que os leões escrevam um bilhete para o ratinho e os ratinhos para os leões. Em seguida troquem os bilhetes, leiam o assunto e respondam ao colega.)

- Do leão para o ratinho
- Do ratinho para o leão

7- Trabalhando com o tema Moradia

QUEM MORA???
(LUCI HELENA)

QUEM MORA NA CASA TORTA?
SEM JANELINHA E SEM PORTA?
UM GATO QUE USA SAPATO?
E TEM RETRATO NO QUARTO?

UMA FLORZINHA
PEQUENINA
SE SAINHA
CURTINHA?

UM ELEFANTE COM
RABINHO DE BARBANTE?
UM PAPEL DE ÓCULOS
E CHAPÉU?

UM BOTÃO QUE TOCA VIOLÃO?
UM PENTE COM DOR DE DENTE?
QUEM MORA NA CASA?
INVENTE DEPRESSA ALGUÉM!


Atividades diversificadas sobre a fábula “A cigarra e a formiga”.

  •           Recorte as tiras e ordene a fábula A cigarra e a formiga


A cigarra e a formiga
A cigarra e a formiga
A pobrezinha acabou morrendo de frio.
A pobrezinha acabou morrendo de frio.
A cigarra como não tinha abrigo, resolveu procurar socorro no formigueiro.
A cigarra como não tinha abrigo, resolveu procurar socorro no formigueiro.
Passou o bom tempo, chegou o inverno, vieram às chuvas e frio.
Passou o bom tempo, chegou o inverno, vieram às chuvas e frio.
A cigarra pediu agasalho e comida e explicou que todo verão só cantou.
A cigarra pediu agasalho e comida e explicou que todo verão só cantou.
Uma formiguinha apareceu na porta e perguntou o que a cigarra queria.
Uma formiguinha apareceu na porta e perguntou o que a cigarra queria.
A formiga como era má, respondeu grosseiramente e fechou a porta na cara da cigarra.
A formiga como era má, respondeu grosseiramente e fechou a porta na cara da cigarra.
Houve uma época em que uma cigarra cantava o dia inteiro, enquanto a formiga trabalhava sem parar.
Houve uma época em que uma cigarra cantava o dia inteiro, enquanto a formiga trabalhava sem parar.


  •       Poema A formiga
Um, dois,
Feijão com arroz.
Um, dois,
Feijão com arroz.
Lá vai a formiguinha
Na cabeça uma folhinha atravessando o terreiro
Leva arroz, leva feijão.
Leva couve, couve picadinha.
Paio, lingüiça, lombinho e toucinho de fumeiro.
Um, dois,
Feijão com arroz
Três, quatro
Fazer o prato
Que hoje tem minha gente
Feijoada no formigueiro.

·        Atividades:
1- Circule todas as palavras com gue – gui e separe-as.
2- Em casa escreva outras palavras com gue e gui e separe-as.



ATIVIDADES

1- Recorte as tiras com a fábula e organize a história. Reescreva abaixo em letra cursiva organizando o texto em parágrafos.

2- Sobre a fábula, responda:
a) O que achou da atitude da formiga?
b) Você faria a mesma coisa pela cigarra? Por quê?
c) Qual o autor da fábula?
d) Quem são os personagens do texto?
e) Quais as estações do ano que aparecem na fábula?

3- Circule no texto as palavras com RR e liste-as em ordem alfabética:
 Cigarra – socorro –

4- Observe o banco de palavras e combine as rimas:
Formiguinha – almoçar – dançando – dançar – trabalhar – vadia – casar – abacateiro - coitadinha

5- Responda:
a)- Uso para apagar meus erros. Eu sou a _____________________________________
b)- Sirvo para proteger o casco dos cavalos. Sou a ______________________________
c)- No espeto sou muito saboroso. Sou o _____________________________________
d)- Sou o melhor amigo do homem. Sou o ____________________________________

6- Coloque as palavras em ordem alfabética e depois separe as sílabas:
PALAVRAS
ORDEM ALFABÉTICA
SEPARE AS  SÍLABA
VERRUGA


HORROR


TERREIRO


MARRECO


ARROZ


BARRIGA


SURRA


CORREIO


BETERRABA


BURRO


BARRACA


JARRA


GARRAFA



7- Separe as palavras em duas colunas:
Cigarra – caracol – besouro – carro – ferro – coruja – coração – jarra – carinho – morro – buraco – barata – carroça – carretel – parede – arara – girafa – cadeira

8- Escolha 3 dessa palavras e forme frases.

9 - Vamos escrever palavras com:
RR
GU

10- Observe o banco de palavras e combine as rimas:
Formiguinha – almoçar – dançando – dançar – trabalhar – vadia – casar – abacateiro - coitadinha

11- Faça um diálogo entre a cigarra e a formiga:










 


Pontuando o texto

01. Copie o texto, substituindo os desenhos pelos sinais de pontuação:
n Vírgula                                                            u travessão
¤ Ponto de interrogação                                  ponto final
¨ Ponto de exclamação                                    ª dois pontos

            Ontem n João dormiu cedo
            Logo cedon levantou-se n foi à cozinha e disse à sua mãe ª
            u Mãe n estou com vontade de comer ovos mexidos¨
            u O quê¤ A essa hora da manh㤠Vá já tomar banho¨
            O meninon cabisbaixon engoliu sua vontade e foi tomar banho