Contos


                             
         Ao longo de nossa infância, ouvimos muitas histórias e com isso guardamos na memória os heróis (príncipes encantados, etc.) e vilões (lobo mau, bruxas, etc.) objetos mágicos (varinha de condão, espelho mágico, etc.) e as forças sobrenaturais (bruxarias, etc.) que fazem parte desses contos maravilhosos.
         A palavra “Conto” vem do latim Contare que significa falar.
         Os contos são narrativas breves de um fato real ou fantasioso, com poucos personagens envolvidos numa trama desenrolada num espaço e tempo restrito que privilegia o diálogo e possui uma linguagem objetiva.
         Os contos de fadas têm uma estrutura complexa e são importantes no processo de alfabetização, pois apresentam uma narrativa perfeita, com a seqüência sempre apresentada de uma mesma forma, ou seja, cenário, problema, construção do clímax da história, clímax, resolução do problema e desfecho. Ouvir, contar e recontar essas histórias facilita a interação, a oralidade e o saber ouvir.
         Os contos ainda permitem as crianças lidarem com problemas reais, os enfrentado com coragem quando o professor através do trabalho em sala de aula com este gênero permite que seus alunos se coloquem nas situações vivenciadas pelos personagens.
         Observa-se também a diversidade de valores que podem ser exploradas nos contos como a ética, a espiritualidade e a pluralidade cultural.

 “Enquanto diverte a criança, o conto de fadas e esclarece sobre si mesma e favorece o desenvolvimento de sua personalidade. Oferece significados em             tantos níveis diferentes e enriquece a existência da criança de tantos modos que             nenhum livro pode fazer justiça à multidão e diversidade de contribuições que             esses   contos dão à vida da criança”.
                                                                           (Bettelheim, 2004, p.20)