Fábulas



        
                                      
Fábula é uma história narrativa que surgiu no oriente. Uma fábula é um conto em que as personagens falam sendo animais e que há sempre uma frase a ensinar-nos alguma coisa para não cometermos erros.
Esopo, um escravo que viveu no século VI a.C., na Grécia antiga, foi um dos autores que primeiro começou a difundir as histórias que inventava em que os animais eram os personagens principais de suas fábulas.
Suas narrativas traziam diálogos envolvendo bichos que agiam e pensavam como seres humanos em diferentes situações com o intuito de transmitir sabedoria de caráter moral ao homem.
Assim, as fábulas acabavam por veicular normas de conduta para a essência humana como formas de expressão de suas emoções e sentimentos ao mesmo tempo apresentavam uma crítica a sociedade.
Ao trabalhar com fábulas, o professor poderá, em vários momentos, abordar temas transversais, como ética, filosofia, etc.
As fábulas de Esopo inspiraram diversos autores como La Fontaine, Theon, Fedro, entre outros; e até hoje são usadas para falar sobre os sentimentos e valores.

         As fábulas inspiram a cada um que as lê ou ouve por retratarem diferentes tipos emoções e sentimentos tais como:
A.   Amor, amizade, afetividade, agressividade, arrependimento, auto-piedade, alegria, altruísmo, arrogância, altivez, ambivalência, angustia, ansiedade, antipatia, apatia, antecipação;
B.    Bondade;
C.    Carinho, compaixão, confusão, comiseração, ciúmes, constrangimento, coragem, culpa, curiosidade, contentamento, cooperação, cobiça;
D.   Depressão, desapontamento, deslumbramento, dó, decepção, duvidas;
E.    Egoísmo, empatia, esperança, euforia, esforço, entusiasmo, epifania;
F.    Felicidade, fanatismo, frieza, frustração;
G.   Gula, gratidão;
H.   Histeria, humor, hostilidade, honestidade, humildade;
I.    Inspiração, inveja, interesse, indecisão, ira, isolamento;
L. Luxúria, liberdade;
M. Misericórdia, mágoa, mau-humor, medo, melancolia;
N. Nojo, nostalgia;
O. Ódio, orgulho;
P. Paixão, pânico, preguiça, paciência, presunção, prudência, pena, piedade, prazer, preocupação;
R. Raiva, remorso, respeito, responsabilidade, repugnância, resignação;
S. Saudade, simpatia, soberba, sofrimento, solidão, surpresa, susto;
T. Tolerância, tédio, timidez, tristeza;
V. Vergonha, vaidade, vanglória, vicio.


                                                       

         Nas visitas a sites e blogs que fizemos, também encontramos ótimas dicas para que o professor em sala de aula trabalhe com seus alunos além das emoções e sentimentos citados anteriormente, a identificação e o significado dos personagens que aparecem tanto nos Contos como nas Fábulas buscando transportar para o mundo real, o que cada um deles significa, cada objeto, cor e situações.
        
Veja a simbologia que encontramos em algumas de nossas pesquisas:

v     Coruja: sabedoria, bons conselhos, vigilância e meditação, capacidade de enxergar nas trevas, filosofia.
v     Raposa: astúcia, esperteza.
v     Lobo-mau: metáfora do homem sedutor, dos instintos maus do homem.
v     Leão: força, poder.
v     Urso: força, poder.
v     Porco: gula, instintos bestiais.
v     Gotas de sangue: na moça, inicio da menstruação ou puberdade.
v     Floresta: o mundo, o desconhecido e seus perigos.
v     Água: vida.
v     Branco: inocência.
v     Vermelho: vida, sangue.
v     Dormir: morte corporal.
v     Bruxa: a natureza – madrasta.